Descrição de Jogos Matemáticos
Temos desenvolvido o PIP (Programa de Intervenção Pedagógica) na Levindo Lambert. Em Matemática temos trabalhado com jogos, receitas e cruzadas.
Batalha naval - Neste jogo o objetivo é trabalhar as coordenadas. Dois alunos jogando, onde o primeiro diz três coordenadas para atingir uma arma do adversário. Depois passa a vez para o outro colega dizer suas três coordenadas. Após cada coordenada dita o colega diz ao outro se ele acertou e qual arma acertou.
Trilha - Neste jogo, com dois alunos, o objetivo é utilizar expressões numéricas ou algébricas, dependendo do nível dos alunos. Ao jogar o dado o aluno avança as casas correspondentes, caso caia em uma casa com uma expressão terá que acertar para avançar ou recuar dependendo das instruções.
Pescando números - O objetivo é resolver expressões ou tabuada. São formados grupos para competirem. Um aluno do grupo pesca uma expressão ou operação e resolve, se acertar continua pescando e marcando ponto para seu grupo.
Os jogos mais usados são:
Bingo - Com este jogo trabalhamos a tabuada, onde o professor diz as operações e o aluno resolve para marcar na cartela. O objetivo deste jogo é levar o aluno a memorizar a tabuada. Exemplo de atividade: 3 x 4 + 5 x 6 = 42Batalha naval - Neste jogo o objetivo é trabalhar as coordenadas. Dois alunos jogando, onde o primeiro diz três coordenadas para atingir uma arma do adversário. Depois passa a vez para o outro colega dizer suas três coordenadas. Após cada coordenada dita o colega diz ao outro se ele acertou e qual arma acertou.
Trilha - Neste jogo, com dois alunos, o objetivo é utilizar expressões numéricas ou algébricas, dependendo do nível dos alunos. Ao jogar o dado o aluno avança as casas correspondentes, caso caia em uma casa com uma expressão terá que acertar para avançar ou recuar dependendo das instruções.
Pescando números - O objetivo é resolver expressões ou tabuada. São formados grupos para competirem. Um aluno do grupo pesca uma expressão ou operação e resolve, se acertar continua pescando e marcando ponto para seu grupo.
Xadrez - O objetivo é desenvolver o raciocínio lógico do aluno.
As receitas são para trabalhar as medidas e, principalmente, a conversão de medidas.
As cruzadas são usadas para trabalhar os conceitos matemáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário