Uso de computador na sala de aula
O computador como qualquer outro instrumento de ensino depende de quem o usa, e para isso é necessário que o professor se dê conta de que deve-se fazer um planejamento e refletir sobre a melhor forma de empregar os recursos.
Para introduzir o conteúdo Funções no 1.º ano do ensino médio, utilizei uma vídeo-aula. Em seguida passei para eles slides que eu mesma produzi, onde coloquei atividades resolvidas para explicar como seria a evolução à medida que resolvia a questão.
Da mesma forma, para introduzir equação do 2.º grau, no 9.º ano do ensino fundamental, também produzi vários slides, mostrando como surgiu a fórmula de Bhaskara e o seu significado, através dos quadrados. Fiz o desenvolvimento das atividades de forma que vissem a evolução de cada uma.
Ao utilizar o computador e o projetor, percebi que os alunos receberam melhor as informações. O visual ajudou muito na introdução e na resolução de alguns exercícios. A escola em que trabalho possui apenas 5 computadores na sala de informática, como nossas turmas têm aproximadamente 45 alunos, foi necessário o uso do projetor.
Em um trabalho interdisciplinar, sobre o meio ambiente, fiz com alguns alunos pesquisas na internet para produzirmos slides que foram apresentados no fechamento do projeto. Os alunos utilizaram a câmera digital para fotografar os ambientes mais poluídos da cidade e utilizamos estas fotos também nos slides.
Nenhum comentário:
Postar um comentário